Separadores

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pensamento - nada 47: The Wave (A Onda)

“Baseado numa história real o filme "A Onda" mostra como é possível a criação de doutrinas ideológicas numa sala de aula, não só no passado, mas atualmente.
O filme que foi adaptado do ensaio The Third Wave (A Terceira Onda), do professor de História Ron Jones, no qual relata a sua experiência numa escola da Califórnia (EUA), em 1967, na tentativa de explicar na prática como Hitler e o Partido Nazi chegaram ao poder na Alemanha.”
 Retirado de:
 http://www.nomundoenoslivros.com/2010/08/filme-onda.html (adaptado)


“Hoje a gente não tem contra o que se revoltar. O que precisamos é de um objetivo comum para unir a geração.”


Num período da História nacional (e não só) em que passamos 90% do tempo focados no que passa pela nossa carteira (ou seja, no que entra...mas sobretudo, no que sai!), é sempre refrescante quando nos fazem pensar, precisamente, no que pensamos, como pensamos, e sobretudo nas forças externas que nos pressionam, ou, pelo menos, nos direcionam para pensamentos especificamente formatados. Neste aspeto, o filme The Wave, é um clímax cultural.
Os regimes totalitários sempre me fascinaram, não pela ideologia política que está no seu cerne, mas pela forma como essa mesma ideologia se alastra e contamina uma sociedade inteira e, mais profundo do que isto!, cada ser humano na sua individualidade!
É fácil sentirmo-nos sozinhos num Mundo como o que temos. A ideologia totalitarista assume um papel unificador dos indivíduos dispersos, proporcionando-lhes um objetivo comum: organizar uma determinada comunidade de acordo com a ideologia vigente.
Num só pensamento, numa só ação, agora sem liberdades ou modos de rebelião, massa amorfa que a comunidade agora se tornou, irá consagrar a sua vida à veneração de uma só pessoa, que, como que envolta numa aura dourada e divina, se assume mais esclarecido, mais iluminado, capaz de liderar os seus súbditos na defesa da Causa.
É fácil sentirmo-nos sozinhos num Mundo como o que temos…

Fiquemos alerta.

You think a dictatorship isn't possible today?

2 comentários:

  1. pessoalmente não acho que um regime totalitarista seja por si so um entrave as liberdades individuais, veja-se o regime comunista na russia, o seu limite, e as suas necessidades e podemos verificar, que a tao afamada igualdade do homem so se dara perante uma sociedade unidade e perante uma constituição de respeito das minorias, mas cidadãos que deixem a sua individualidade instintiva para pensar no todo ja o defendia platao. valeu a dica do filme ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O regime comunista na Rússia acaba por se assemelhar em muitos pontos, sobretudo em termos práticos e da sua influência na vida dos cidadãos, aos regimes totalitários/autoritários que todos conhecemos.
      Obrigada pela atenção.
      Bom filme :)

      Eliminar

Sugestões? Opiniões? :)