Separadores

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pensamento - nada 7: Dúvida circular






Tenho 17 anos e sei pouco do que é a vida, a verdade ou o sofrimento.
Já sofri muito. Mas não sei o que é sofrer. Com 17 anos (quase 18, vá…) como é que se pode saber o que for sobre o que quer que seja?
Não sei nada de nada, portanto. E, sinceramente, sinto que cada vez mais sei de cada vez menos. Dizem-me que não posso ver o mundo a preto e branco, que as coisas não são tão lineares, que por vezes há múltiplos cinzentos que tudo relativizam, incluindo aqueles valores morais que nos parecem absolutos e indubitáveis.
 No entanto, às vezes, as coisas parecem-me de tal maneira bizarras e estúpidas, que eu não vejo a preto-e-branco, eu não vejo cinzento… Não. Nesses dias, eu vejo VERMELHO, eu vejo AZUL, eu vejo AMARELO, ROSA, vErDe. Vejo cores que nem sei se existem fora do meu campo de visão.
E, às vezes, eu gosto dessas cores. Outras vezes não gosto. Tenho opiniões!!
Mas se eu não sei nada de coisa nenhuma, não posso ter opiniões; não podemos ter opiniões sobre o que não sabemos…ou podemos? É que se não pudermos, as minhas opiniões são vazias! São baseadas em coisa nenhuma!
E são frágeis…como eu. Que só tenho 17 anos e sei pouco do que é a vida, a verdade, ou o sofrimento...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões? Opiniões? :)